Búzios fará audiência pública sobre implantação de duas unidades de conservação no bairro Tucuns

A Prefeitura de Armação dos Búzios está em discussão para implantar mais duas unidades de conservação no município, desta vez as Áreas de Preservação Ambiental (APAs) serão criadas em Tucuns: APA das Águas e APA do Parque das Dunas e Restingas.  Para debater o assunto, a Secretaria do Ambiente, Pesca e Urbanismo realizará audiências públicas para apresentar a proposta e ouvir entidades e a sociedade civil organizada.

A primeira delas está agendada para esta sexta-feira (25), das 14h às 17h, na Câmara Municipal de Búzios. O encontro será online pelo Facebook da Câmara e presencial, com inscrição prévia, na instituição. A segunda discussão está marcada para quarta-feira (30), no mesmo horário.


O engenheiro ambiental da Secretaria do Meio Ambiente, Bernardo Corty, explicou que APA é uma unidade de conservação de uso sustentável, que apesar de prevê ocupação e comércio, regulamenta as áreas através do Plano de Manejo. Ainda de acordo com ele, primeiro é criada a APA e, posteriormente, inicia-se a discussão do plano. De forma geral o documento técnico estabelece o zoneamento e as normas que devem presidir o uso da área e o manejo dos recursos naturais, inclusive a implantação das estruturas físicas necessárias à gestão da unidade.

“A elaboração é participativa em discursão ampla com toda a comunidade, por isso a importância de contribuir nas audiências com apresentação de problemas pelos quais querem soluções. Posteriormente, as alternativas serão coordenadas por técnicos”, esclareceu o engenheiro ambiental.  

Para Tucuns, Bernardo destaca que além do ordenamento urbano e zoneamento, o município pretende amenizar os alagamentos, situação que ocorre com frequência no bairro, preservar as áreas que têm vegetação no seu estado original e, também, regularizar os imóveis, projeto que está em andamento na Prefeitura.

As APAs regulamentadas pelo município são: APA Marinha de Armação dos Búzios, Parque Natural Municipal dos Corais de Armação dos Búzios, Mangue de Pedra, APA Praia de Azeda e Azedinha, Parque Municipal da Lagoinha e Parque Municipal da Lagoa de Geribá.

Foto: Matheus Coutinho. Praia de Tucuns

Prensa de Babel

Categoria:Buzios News

Deixe seu Comentário