Prefeitura de Búzios promove Seminário sobre Saúde Cannabica

A Prefeitura de Búzios, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, da Abracannabis,  e da 61ª sub-seção da OAB/Búzios, vão promover o “1º Seminário sobre a Cannabis Medicinal em Armação dos Búzios”. O evento vai acontecer entre nos dias 26 e 27 de outubro, das 9h às 17 h, no Hotel Atlântico Búzios.

O Seminário tem como objetivo central informar, a partir de uma abordagem médica jurídica e social, a aplicação deste fitoterápico na atualidade. No seminário, será feita a apresentação de estudos de casos e o avanço de sua liberação junto ao poder judiciário para casos específicos de terapia alternativa para várias doenças.

As inscrições já estão abertas, são gratuitas e podem ser feitas através do email: saudecannabicabuzios@gmail.com

A Cannabis Sativa é reconhecida como planta medicinal pela Agência de Vigilância Sanitária – Anvisa ,  através da Resolução nº 156, publicada no Diário Oficial da União, em 8 de maio de 2017. A planta vem provocando inúmeros debates no país, sobre seu uso medicinal, sendo pauta inclusive de diversas audiências públicas realizadas pela Anvisa , desde o primeiro semestre de 2019.

A Abracannabis (Associação Brasileira para Cannabis) é uma entidade civil com atuação nas áreas científica, farmacêutica, médica, jurídica, psicológica e de abordagem multidisciplinar. De acordo com a entidade, na prática o remédio está liberado, desde que haja prescrição por médicos capacitados e o paciente esteja devidamente registrado na Anvisa. O paciente deve importar o medicamento, cujos preços hoje, variam de 1.700 a 3 mil reais o frasco para uma aplicação em média de 2 meses.

Pacientes em tratamento de autismo, Mal de Alzheimer, Mal de Parkinson, Fibromialgia, efeitos da quimioterapia e radioterapia, dentre outras ocorrências, que não respondem à medicação tradicional, cada vez mais recorrem à terapia com a cannabis, como forma de melhorar sua qualidade de vida, na manifestação destas patologias.

Esta iniciativa por parte do atual secretário de Saúde, Yuri Pascoal, se insere no rol de políticas públicas de saúde em que o direito à saúde deve ser exercido em sua plenitude, considerando tanto a medicina tradicional, como aquela oferecida pela farmacopeia brasileira. 

O Hotel Atlântico fica localizado na Estrada da Usina Velha, R. Morro do Humaitá nº 294, no Centro.

Categoria:Prefeitura

Deixe seu Comentário