Búzios se destaca como destino turístico no novo Mapa do Turismo Brasileiro 2019-2021

Foto: Dona Valéria.

O município de Búzios se manteve na categoria “A” do novo Mapa do Turismo Brasileiro 2019-2021. A categoria é a primeira da classificação, que vai de A a E, utilizada para avaliar o desempenho das economias turísticas locais.

A avaliação, realizada a cada dois anos em todo o país, leva em conta o índice de visitantes, quantidade e qualidade dos hotéis, atrações turísticas, dentre outros itens importantes para o desenvolvimento turístico. Neste ano, os estados e municípios contaram ainda com novos critérios, compromissos e recomendações estabelecidas pelo Ministério do Turismo, entre elas a obrigação de participar em instância de governança e em Conselho Municipal de Turismo (COMTUR) e de um conselho de turismo em funcionamento. Ainda entre os critérios está o orçamento próprio destinado ao turismo e possuir prestadores de serviços turísticos de cadastro obrigatório registrados no Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur), do Ministério do Turismo.

Além de avaliar, essa classificação também é responsável por definir os investimentos que devem ser realizados por meio dos programas do Ministério do Turismo. Os municípios bem avaliados e que são incluídos no mapa, passam a receber atenção especial de planejamento, desenvolvimento e estímulo no setor turístico, através de recursos federais.

O novo Mapa do Turismo está disponível para consulta no site www.mapa.turismo.gov.br. Os municípios recebem ainda o certificado digital, que é uma maneira de comprovar a participação da cidade no Mapa que definiu os 2.694 destinos brasileiros que trabalham o turismo como política de desenvolvimento econômico e geração de emprego e renda.

Categoria:Buzios News

Deixe seu Comentário