IGREJA DE SANT'ANNA 276 ANOS DE UMA LINDA HISTÓRIA DE BÚZIOS

A Igreja de Sant’Anna é a única edificação buziana da época da pesca das baleias, construída por volta de 1740 com pedra, cal e argamassa de óleo de baleia. Do alto de sua posição privilegiada, contornada pelo mar com barcos de pesca coloridos, a igreja possui um cenário extraordinário, tendo vista para as Praias da Armação e dos Ossos.

Têm-se dois relatos sobre o porquê do nome Igreja de Sant’Anna. A primeira versão conta que a igreja foi erguida por Brás de Pina, um contratador português, para homenagear a santa que teria salvado um barco com escravos, do naufrágio. A outra versão, é que a imagem de Sant’Anna foi encontrada no mar por pescadores e que a partir desse dia a pesca sempre foi boa. Contam que, durante a construção, a imagem da santa mudava milagrosamente de posição, virando-se em direção ao mar durante a noite. Isso fez com que a capela fosse definitivamente construída voltada para o mar.

Nossa Senhora de Sant’Anna é a padroeira de Armação dos Búzios. No dia 26 de julho é comemorado o seu dia. A igreja continua aberta ao público com missas aos sábados, às 20 hohoras, o poder público por meio da Secretaria de Turismo, Cultura e Patrimônio Histórico, busca incentivar o resgate cultural buziano.

Categoria:Buzios News

Deixe seu Comentário